quinta-feira, 30 de abril de 2009

Banda sonora da minha vida IV

Hoje apetece-me dar-vos música. Escolhi marillion era steve hogarth porque a música é boa e eu gosto. Para além disso, identifico-me um pouco com ela...
O vídeo é estranho mas gosto de ver as caras de doido que o hogarth faz...

Marillion - The Uninvited Guest
You may not recall the moment that you asked me
But your invitation was clear
You'll pretend you've never met me but it's far to late
Now I'm here

Cause I'm the one who knows what scares you
I'm the one who loves you best
I'm the thirteenth at the table
I'm the uninvited guest
I'm the Banquo at your banquet
I'm the cuckoo in your nest
I'm your fifteen-stone first-footer
I'm the uninvited guest

I was there when you said insincere "I love you's"
To a woman who wasn't your wife
And I fronted you the money
That you ran away and blew
On the biggest regret of your life

Cause I'm the one who knows what scares you
I'm the who loves you best
I'm the thirteenth at the table
I'm the uninvited guest
I'm the Banquo at your banquet
I'm the cuckoo in your nest
I'm your New Year's resolution
I'm the uninvited guest

I'm the face you hoped you'd never see
But always knew you would
I'm the one thing you knew you shouldn't do
But did because you could

I'm the evil in your bloodstream
I'm the rash upon your skin
And you made a big mistake all right
The day you let me in
And you can fly to the other side of the world
You know you'll only find
I've reserved the seat behind you
We can talk about old times

Cause I'm the one who knows what scares you
I'm the who loves you best
I'm the thirteenth at the table
I'm the uninvited guest
I'm the Banquo at your banquet
I'm the cuckoo in your nest
I'm your fifteen-stone first-footer
I'm the uninvited guest
Let me in!
I'm

update

O que me apoquentou anteriormente esta semana está resolvido e enterrado. Ficam as cicatrizes. Era bom podermos ter uma amnésia selectiva para apagar alguns momentos do nosso passado. Se bem que, as coisas más também servem, e muito, para aprendermos. Mas ficavamos só com a lição e apagavamos o acontecimento.

Sono...

Eu durmo pouco.
Deito-me sempre tarde e este ano como entro cedo, tem resultado numa média de quatro horas por noite. Excepto à quinta feira e ao fim de semana que como não há que ir para o trabalho (nesses dias tenho de trabalhar em casa), durmo até mais tarde e atinjo umas 7 ou 8 horas.
Ultimamente, durante o dia, dou por mim a dormir em frente ao computador ou quando chego a casa e sento no sofá depois do almoço.
Um dia desta semana, ao chegar a casa, antes da hora de jantar, fui trocar de roupa e ao tirar os sapatos sentei-me na cama e já não consegui levantar-me mais. Parecia que me tinham dado uma marretada na cabeça. Fazia força nos abdominais para elevar o tronco e nada! O cérebro enviava sinais ao braços para ajudarem a rebolar o corpo para fora da cama e eles não obedeciam. Encontrava-me numa posição precária. Parecia que me tinham dado uma marretada na cabeça. O tronco em cima da cama deitado de barriga para o ar e as pernas em arco com os pés no chão. Um deles nu e o outro com sapato e meia! Arrastei-me um pouco mais para cima e abandonei-me ao cuidado do criador. A luz acesa não incomodou minimamente. Parecia que me tinham dado uma marretada na cabeça. Fechei os olhos por um instante. Passado uns segundos lá voltei ao mundo. Arrastei, literalmente, os pés até à sala. O jogo do barcelona que estava nos primeiros minutos quando tinha saído da sala estava agora prestes a terminar. Para onde foi o tempo? Eu tive a dormir? Fui ao espelho. O espelho realmente não mente. Aqueles olhos não enganavam ninguém. Mais de uma hora ausente. Sem a mínima consciência do passar do tempo. Devo admitir que me soube bem.
Quando durmo, durmo mesmo. Não me lembro dos meus sonhos. Esses tenho-os quando estou acordado. Assim não me esqueço deles...
Antes dormir não fosse preciso. É uma perda de tempo. É, quase, a única coisa que não dá para conciliar com outras e fazer simultaneamente a outras duas ou três.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Desafio

A c com bolinha deixou-me um desafio que não quero deixar sem resposta porque... foi ela que o deixou!


e o desafio é:
1. indicar 5 lojas que habitualmente visitamos com prazer
2. passar o desafio a 6 pessoas

as 5 lojas que me lembrei hoje...

fnac - para ver (comprar é raro porque é tudo caríssimo) os livros, CD's e DVD's
bertrand - mais do mesmo
schmankerl - o sítio habitual da compra de CD's pois é onde encontro o que gosto e a um preço aceitável
pizza hut - massa alta, cogumelos, tomate, pimento e ananás, de preferência rolling para ter queijo até não haver onde mais enfiar queijo :)
qualquer 'loja' onde vendam swasthya yôga, preferencialmente o meu

os 6 felizes contemplados mas que, de forma alguma, se devem sentir obrigadas a aceitar o desafio são:

abobrinha
tiago em russo
alfabeta
pecola
profpardal
Sofizita

Especialmente os dois primeiros, não se sintam obrigados a responder a isto. Os outros façam como entenderem ;)

A machadada final no ensino público nacional

Claro que a escolaridade vir a ser obrigatória por mais 3 anos do que o que é actualmente poderá beneficiar-me em termos de obtenção de emprego mas, isso não significa que eu deva pensar apenas no meu umbigo. Essa potencial vantagem para professores numa situação extremamente instável, como eu, é mínima se compararmos com o que de mau isto vai provocar.
As escolas não estão preparadas para esta medida. O ensino secundário, actualmente, não dá uma resposta válida para aqueles que decidem frequentá-lo para aprenderem a fazer algo que lhes seja útil no mercado de trabalho. Os cursos profissionais precisam de ser (re)pensados e direccionados para os alunos. Não é por decreto que se convence alunos e pais da utilidade da escola. É apresentando soluções válidas. Só com muito esforço, muito planeamento, muito trabalho prévio, muita formação aos professores, muita experimentação, muita adaptação se poderá começar a pensar numa medida dessas.
Se eu sinto grandes dificuldades em responder agora a alguns miúdos quando eles me perguntam o que andam a fazer na escola até ao 9º ano, imaginem com mais 3. Imagino esses mesmos alunos no dito ensino normal até ao 12º... Anyway, o Santana Castilho tem mais jeito com as palavras do que eu e no seu artigo do público apresenta ideias que vão de encontro às minhas preocupações. Vale a pena ler!

Uma espécie de Jihad educacional

Santana Castilho - 2009-04-29 No Público

'Por ser obrigatória, a escolaridade não é sinónimo de mais e melhor educação Sucedem coisas na Educação que nos remetem para o limbo das verdades absolutas e das guerras sagradas e sugerem uma espécie de Jihad educacional. Com uma diferença de monta: Maomé queria converter; Sócrates quer obrigar. Manter o maior número de almas na escola, quer queiram quer não, tornou-se mais fundamentalista que conseguir conversões ao islamismo. Com uma segunda diferença de monta: Maomé não escapou sem a concorrência de Cristo, Buda ou Vishnu; Sócrates está acompanhado por todos, do CDS ao Bloco, passando pelo PSD e PC, mais sindicatos, associações de pais e outras cortes. Até Louçã gritou aleluia na Assembleia da República. Um bingo politicamente correcto!Blasfemo, eu sou de opinião que obrigar os portugueses a permanecerem na escola até aos 18 anos é um rematado disparate. Eis alguns dos argumentos com que fundamento esta opinião:
1. Vivemos tempos onde as leis e as práticas são cada vez menos democráticas. À bruta aqui, placidamente ali, o polvo socializante do Estado, em verdadeira deriva autoritária, vai-nos sufocando e controlando electronicamente. Os direitos do Estado são constantemente invocados para espezinhar, com a submissão generalizada duma sociedade abúlica, os direitos do cidadão. Serve tudo como argumento: a fuga ao fisco ou as normalizações comunitárias; a dificuldade de esterilizar as colheres de pau ou a bondade de respirar ar puro e fazer jogging ao domingo e feriados. Como pai, não aceito que o Estado decida por mim e pelos meus filhos a educação que eles prosseguem. Como cidadão, quero liberdade para trabalhar aos 16 anos, como, aliás, o próprio Código do Trabalho consigna. Deve o Estado garantir a todos que queiram e tenham capacidade para tal, sublinhe-se, a prossecução de estudos, sem entraves. Mas não deve o Estado impor a Escola a quem já pode ser responsabilizado por crime, sabe o que faz e quer ir trabalhar. Porque ao invés de ser compulsiva, a Educação deve ser tida como um direito. Chega de Estado que diz proteger-nos de tudo menos dele próprio e de uma certa geração política de que o primeiro-ministro é rematado exemplo.
2. Ao argumento anterior, que é teórico, acrescem outros, de natureza prática. Os nove anos de ensino obrigatório, aprovados em 1986, demoraram 10 anos a transpor para a prática efectiva. Ainda hoje não são cumpridos na íntegra. Se teimarmos neste disparate e quisermos manter na Escola, à força e à pressa, quem lá não quer estar ou não tem capacidade para prosseguir estudos, acrescentaremos mais violência e mais indisciplina a um ambiente que já é grave. Tal medida, a não colher o primeiro argumento, pressuporia uma preparação que não foi feita (basta ver a ligeireza da ministra, que não há muito disse que a medida seria um erro, e agora afirma que não precisa nem de mais escolas nem de mais professores para receber os estimados 30.000 novos alunos). Pressuporia uma reformulação completa dos objectivos e das vias do ensino secundário, principalmente quanto ao ensino profissional que, como está, é um criminoso logro. Pressuporia a efectiva gratuidade do ensino, que está longe de estar cumprida no quadro dos 9 anos vigentes. Se uma das causas do actual abandono, que se aproxima dos 40 por cento, radica nesta variável, alguém de bom senso antecipa que a sociedade, com dois milhões de pobres e dois milhões de assistidos, mais de meio milhão de desempregados e PIB a cair aos trambolhões, pague para ficar com os filhos 12 anos sentados na Escola? Com outros salários, com outro nível de vida, talvez. Assim, obviamente não! E não me venham com a falácia das bolsas, que um Estado quase falido não vai pagar logo que passem as eleições. É só olhar para a história de 2005 a 2009 para perceber que estamos nas antípodas da seriedade e no terreno do mais rudimentar marketing político.
3. O que os outros fizeram deve servir-nos para aprender e integrar o nosso processo de decisão. Não temos que inventar a roda, mas não temos que decidir porque os outros fizeram. Chega de servilismos à Europa e à OCDE. Aqui, devemos fazer em cada momento o que é adequado à nossa realidade e à nossa cultura. Mas, sobretudo, não mintam. Quem disse que a maioria dos países da Europa já mantém os jovens na escola até aos 18 anos? Na Europa a 27 só é assim em cinco países (Alemanha, Polónia, Bélgica, Holanda e Hungria). Os outros 22 libertam os jovens da obrigatoriedade do ensino aos 16 anos, ou antes. A Áustria, a Dinamarca, a Suécia e a Finlândia, que não são propriamente atrasados, pertencem a esse grupo e têm uma escolaridade obrigatória de nove anos.Por ser obrigatória, a escolaridade não é sinónimo de mais e melhor educação. Se o interesse for percepcionado e o desejo de aprender for efectivo, não é necessária a obrigatoriedade. Os jovens procurarão livremente mais formação. Mas tal não acontecerá enquanto os longos percursos de escolaridade desembocarem no desemprego ou servirem, tão-só, para alimentar os call centers, que acolhem actualmente 50 mil licenciados ou universitários, a 500 euros de salário, mês sim, mês não. Professor do ensino superior (s.castilho@netcabo.pt)'

Retorno ao usual sossego do meu ser

Tive uma daquelas reuniões... Pensar na morte da bezerra. Ouvir discutir o sexo dos anjos. Indignar-me com as opiniões de colegas acerca do ensino e rapidamente achar que as pessoas não pensam antes de falar. Olhar em volta e ver pessoas a fechar os olhos do tédio provocado pela pessoa que falava. Ver a pessoa em questão a ler o powerpoint que levou e, claramente, a não perceber do que estava a falar. Olhar para o relógio e achar divagar sobre a relatividade do tempo. Observar o que se passa no outro lado do mundo através da janela. Ir sorrateira e particularmente tratar de assuntos que não tinham nada a ver com a reunião. Olhar para a folha de presenças e rir-me com o facto de não se pensar antes de se fazer as coisas. Rir-me intimamente com o stress revelado por certas pessoas ao falar em público. Considerar que às vezes se inventa trabalho só para não se fazer aquilo que realmente importa. Teve de tudo.
E pensar que fui lá por "opção"... Eu é que sou maluco!!!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Actual estado de espírito

Há alturas da nossa vida em que a pomos toda em questão!

Fiz o trajecto entre o local onde estacionei o carro e a minha casa da forma mais lenta que pude. Tudo para sentir algo que gostava quando era mais pequeno e depois a sociedade ensicou-me que não era uma coisa muito aceitável. Chuva na cabeça! A ver se me refresca as ideias e me acalma...

Hoje houve round 2. Mais calmo mas igualmente doloroso...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

...

Para quem leu o meu último post antes de ele ser censurado, não o tomem em muita consideração.
Eu ainda estava completamente passado da cabeça e precisava de desabafar.
Depois achei que aquilo era demasiada informação. Há mesmo coisas que, nem neste blog, devem ficar escritas.
Vou espairecer durante uns tempos e, logo logo, eu e o blog voltamos ao normal!

Rage!!!!

CENSURADO

Edit2:
Some things are better left unsaid...
Some things are better left alone...
Continua a doer-me a cabeça... Mais que isso, dói-me a alma!

domingo, 26 de abril de 2009

Mas eu não ganho juízo?

Um destes dias fui assistir a um evento desportivo ao vivo e passei grande parte do tempo atento ao que se passava ao meia duzia de cadeiras de distância...

O que eu não daria por aquele pedaço de Mau Feitio...

sábado, 25 de abril de 2009

Teoria da conspiração?

"Eles andam a ir-me lá! Não vês que a frincha está maior?
É o que te digo. Andam-me a roubar. Vão lá quando eu estou na cadeira ou quando estou a dormir.
Olha a frincha maior!"

"... desde que foi para a tropa nunca mais cá veio!"

"Já não sei quem me disse que tens um rosto muito bonito..."

A idade como equalizador de classes sociais...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Banda sonora da minha vida III

Lembro-me de em tempos ter encontrado um greatest hits destes senhores num bargain bin numa qualquer grande superfície portuguesa e ter pensado: "Será que vale a pena?". Na altura, dos queensryche só conhecia a Someone Else. Mandei uma mensagem ao meu primo com a pergunta que me assolava. Ele respondeu com: "Se tiver a Silent Lucidity, vale a pena!"
Lá decidi comprar. Não me arrependi! Embora tenho mais material bastante bom, esta é, sem dúvida, uma obra prima!

Queensryche - Silent Lucidity

Deixo-vos uma versão ao vivo que encontrei no youtube e faz justiça à versão "normal".



Hush now, don't you cry
Wipe away the teardrop from your eye
You're lying safe in bed
It was all a bad dream
Spinning in your head
Your mind tricked you to feel the pain
Of someone close to you leaving the game of life
So here it is, another chance
Wide awake you face the day
Your dream is over... or has it just begun?

There's a place I like to hide
A doorway that I run through in the night
Relax child, you were there
But only didn't realize and you were scared
It's a place where you will learn
To face your fears, retrace the years
And ride the whims of your mind
Commanding in another world
Suddenly you hear and see
This magic new dimension

I- will be watching over you
I- am gonna help you see it through
I- will protect you in the night
I- am smiling next to you, in Silent Lucidity

-spoken during solo-
[Visualize your dream]
[Record it in the present tense]
[Put it into a permanent form]
[If you persist in your efforts]
[You can achieve dream control]
[Dream control]
[How's that then, better?]
[Dream control]
[Dream control]
[Dream control]
[Dream control]
[Hug me]

If you open your mind for me
You won't rely on open eyes to see
The walls you built within
Come tumbling down, and a new world will begin
Living twice at once you learn
You're safe from pain in the dream domain
A soul set free to fly
A round trip journey in your head
Master of illusion, can you realize
Your dream's alive, you can be the guide but...

I- will be watching over you
I- am gonna help to see it through
I- will protect you in the night
I- am smiling next to you....

terça-feira, 21 de abril de 2009

Agridoce

A minha candidatura ao concurso docente 2009 está válida. Não que me vá servir de nada! Esta fase não é para mim.
Para mim, só as migalhas que restarem em Setembro ou Outubro...
Daqui a uns tempos abre a manifestação de preferências para os contratados. Nessa altura, acho que vou aceitar apostas para o sítio onde irei parar...
Portugal, vou conhecer-te!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Novidades de última hora...

Na sexta fui a Lisboa...


Uma confusão desgraçada! Mas foi giro. Tive com o M e a C, a S, o P, o R, o P e a M, a N, a S. Foi bom vê-los e estar com eles. Depois ainda fui jantar com o P, a M, a N e a P. Mais uma noite bem passada entre gente boa.

Estava agora aqui a preparar-me para entregar a alma ao criador, pelo menos durante as próximas horas quando o meu colega de casa se lembrou que lhe apetecia alguma coisa com chocolate. Lembrei-me, instantâneamente, disto.
Meses e meses depois decidi experimentar e digo-vos já que me arrependo de ter adiado tanto.
Posso dizer-vos que estava óptimo!

Fica a receita que poderá voltar a ser necessária! ;)

Bolinho de Chocolate na Caneca

4 c. sopa farinha
4 c. sopa açúcar
2 c. sopa chocolate em pó
1 ovo
3 c. sopa de leite
3 c. sopa de óleo
e 1 caneca [se não, é chato]

Numa caneca colocar a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. Mexer.
Juntar o ovo e mexer de novo.
Juntar o leite e o óleo e tornar a mexer.
Levar 3 minutos ao microondas na potência máxima.


Estou agora a lembrar-me que ficou por postar uma foto que ficou prometida a semana passada.
Aqui vai o Pudim da páscoa!



Um dia destes ponho aqui as fotos do assado que eu e mais o colega de casa fizemos um dia destes!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Não sei se não será pior que....

apenas mauzinho...

1º dia de aulas do terceiro período. Oito (sim, eu disse oito) horas da matina. Eu sentado na sala de profs à espera da minha aula quando escuto uma voz de mulher a dizer:
"Oh A., nem te reconhecia!"
Procurei focar os meus olhos na direcção da voz. Não foi fácil. Apesar do banho matutino, os olhos pareciam ainda recordar as remelas que antes os enfeitavam. Lá consegui a custo ver os dois vultos dos colegas que conversavam. Comecei por concordar com a voz feminina. Também não reconhecia o colega com que ela falava.
De repente, o meu sono espalhou-se. Os meus olhos esbugalharam-se. Um surto de adrenalina correu o meu corpo. A pêra havia desaparecido. Restava um daqueles bigodes cujas pontas chegam ao queixo. Mas algo mais estava diferente. Em vez do branco que antes o caracterizava, podia agora apreciar-se um preto imaculado. Mais! O cabelo também havia cambiado a sua côr.
Só imagino as conversas entre colegas quando ele não estiver...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Video killed the radio star

Hoje recebi isto no mail:

Never judge a book by its cover...

http://www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY

Infelizmente, faço minhas as palavras de Geoff Downes (dos Asia) e Trevor Horn (dos Yes) na voz de Glenn Hughes! Ouçam que vale a pena!



Ela até pode ganhar o programa mas não lhe auguro muito sucesso.

Lembremos o exemplo português:
Lembram-se do vencedor do ídolos?
Lembram-se de alguém que tenha ido ao ídolos e tenha obtido sucesso?
A maioria de vocês dará as mesmas respostas a estas duas questões. A não ser que não saibam que a menina começou no Ídolos.
E acho que todos concordam comigo se eu disser que o maior talento dessa menina não deve ser cantar.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Último dia como um homem livre

A partir de amanhã, trabalho!

Comecei o dia a fazer a viagem que separa a terrinha do local de trabalho. Parei sensivelmente a meio para ir ao arroz que, como sempre, estava divinal. Desta vez não encontrei ninguém conhecido... lol

Lá passei pela escola para resolver uns assuntos pendentes... Como seria de esperar, ficou para amanhã porque não estavam lá as pessoas de que precisava!

Já em casa lá fiz parte do trabalho que devia ter feito espaçadamente durante a última semana e meia e que andei a adiar, conscientemente, até ao último dia. Oh well! Esta semana já vou andar a mil à hora à conta desta brincadeira.

Como estou pouco habituado ao trabalho lá tive que fazer uma pausa. Fui ao gym que já n punha lá os pés há 3 semanas. Entre doença, correcção de testes, reuniões e estadia na terrinha, o ginásio tinha sido relegado para o fundo da lista de prioridades há muito tempo.
Uma aulinha de Swásthya Yôga com a I. Soube-me tão bem!!!!!

Ideia peregrina do dia!

Estava eu a assistir ao Rocky Balboa quando me passou algo pela cabeça...

"Durão para ser durão tem que ter furgão!"

E logo um enorme rol de exemplos se ergueram das pilhas de informação inútel que pululam a minha memória.
Ok! Nem tudo é furgão mas pickup, mais conhecida nas minhas bandas por, carrinha de caixa aberta, também é de macho!

Vejamos um demonstração muito simples deste teorema.

Rocky Balboa conduz furgão...

O Rambo conduzia um furgão...

O Mr. T no Esquadrão Classe A (ler com sotaque brasileiro para relembrar as Ediberto Lima Produções) conduzia um furgão com um aileron!!

O Chuck no seu Walker o Ranger do Texas conduzia uma pickup

O Bruce no início do chakal tinha uma pickup

O Horatio conduz um hummer que é assim um tipo de furgão com a pdmania

O avô do macgyver tinha uma pickup (o macgyver tinha um jeep meio gay porque ele não era um durão)

Quem costuma cruzar as estradas portuguesas em transits ou hiaces brancas? (rejeito qq tipo de acusação de eu ser racista devido a esta frase)


I rest my case...
A demonstração e a teoria podem ter um ou outro buraco mas eu estou plenamente convencido. Vocês não? Aliás, eu tou em crer que se na alturas os furgões não passassem de um delírio futurista do gajo mais maluco do exército, o próprio Mahatma Gandhi (eu quero dizer o Genghis Khan mas achei que pondo cá o nome do Gandhi ia ter mais visitas ao post) teria um!

Nem nos meus sonhos mais loucos eu me estava a ver a escrever um post que fosse partilhar os nomes desses dois ícones mundiais que são o Chuck e o Mahatma, mesmo com batota!

domingo, 12 de abril de 2009

Natáscoa

Depois de ontem ver o anúncio de mais uma passagem do Ben-Hur pela TV nacional pensei que relamente não era eu que estava equivocado e que nos encontramos mesmo na Páscoa.
Hoje para eu não me manter muito seguro das minhas convicções, a TVI (é sempre a TVI?!?!?!?) fez o favor de passar o Sozinho em Casa 2.
Obrigado TVI por ajudaram os jovens deste país a confundirem estes momentos ímpares do cristianismo...
Lembram-se que a TVI foi em tempos TV de inspiração religiosa?

sábado, 11 de abril de 2009

Por aqui continua-se a...

procastinar! (palavra descaradamente roubada do post com este nome no recentemente descoberto blog da abobrinha que já faz parte do meu dia a dia)

Então, hoje à tarde, não fosse eu correr riscos de fazer alguma coisa útil, já senti a necessidade de mexer aqui na barra lateral do blog. Alterei umas coisas, acrecentei outras e ainda me falta lá meter os blogs que descobri recentemente e que gosto de ler...

Tive a TV ligada durante um pouco e vi-me obrigado a soltar umas palavras feias quando vi o programa que estava a dar na TVI. Esta coisa de porem criancinhas a cantar já é mau de si, apresentado pela Júlia Pinheiro e pelo "más puto" (cujo nome não me recordo mas que costuma apresentar programas da manhã e não vale o tempo que gastaria no google a procurar mitigar este esquecimento momentâneo) atinge contornos de sadismo a que não nos devemos sujeitar se queremos manter neurónios funcionais no nosso cérebro.

Por breves instantes, durante uma conversa no msn com um amigo/companheiro/colega pensei em fazer um post sobre revistas porcas...
não há revistas porcas
a não ser que estejam sujas
e prefiro n seguir essa linha de raciocínio
...mas logo achei que ia ser demasiado mau!

Ainda não fotografei os doces porque voltei a deixar a máquina no carro. Embora o bolo esteja mt mauzinho já desapareceu quase meio!!!!! Talvez logo à noite!!!

ontem uma amiga mandou-me dois textos dela que estou a ler. estou ansioso que saia o livro dela. um dia, com a devida permissão, ponho aqui qualquer coisa dela para lerem e se deliciarem tanto como eu ao acompanhar a forma como ela usa as palavras. passo a vida a dizer-lhe que adorava escrever como ela. a miúda tem talento! :)

Ao mexer ali na barrita do lado direito, constatei que os meus meses mais prolíficos (pelo menos, no que ao número de posts diz respeito) foram Dezembro, Fevereiro e agora Abril. Será que consigo estabelecer uma relação entre este facto e o meu calendário? Vejamos.
Dezembro - Natal
Fevereiro - Carnaval
Abril - Páscoa
Isto de ser prof. apesar de todas as dores de cabeça ainda tem um ou outro benefício.

Além das qualidades mais óbvias o Coyote Ugly vale pela banda sonora...
POUR SOME SUGAR ON ME!!
IN THE NAME OF LOVE

Coisas da bola!

Durante os cerca de 2 minutos que ouvi os comentários do jogo Braga - Marítimo na Sportv, ouvi uma voz, que me pareceu ser do Carlos Manuel, a dizer repetidamente:
"Miguelito vai c'abola"
"Bruno vai c'abola"
"Renteria vai c'abola"
Não é que os jogos de futebol sejam o sítio mais normal para se eu esperar que se fale bom português mas... Há certos exageros a que não deviamos ser sujeitados.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A long long time ago in a galaxy faraway...

O mesmo olhar terno, doce, lindo...
Foi a primeira coisa que pensei ao ver-te.
Foi há 12 anos que te beijei pela primeira vez. Já foi no outro milénio! Já passaram quase 10 desde o último beijo que partilhamos. A vida continuou para ambos. Desde então vi-te duas vezes. Talvez tenham sido mais... Mas apenas essas duas ficaram registadas na minha memória.
Da primeira vez foste ter comigo à univ. Estavas diferente. Estavas com a minha prima. Já não te via desde que tinhas ido para a univ. Tinhas mudado a cor de parte do cabelo. Tinhas a cara demasiado pintada. Lembro-me da reacção do R. que estava conosco. "Pensei que ia ficar colado." Sempre foste uma artista. Andavas à tua procura...
Reencontrei-te o ano passado. No casamento da minha prima. Estavas diferente. O cabelo voltou ao normal. Agora com repas. Não gosto particularmente de repas. Não te ficavam mal. A cara estava menos enfeitada. Muito menos. Acho que cresceste. Estavas adulta. Ainda parecias uma artista. Sempre quiseste ser diferente.
Aqui há semanas mandei-te mensagem. Vamos tomar café. Não podias.
A semana passada voltei a tentar. Faz hoje uma semana voltamos a encontrarmo-nos. Gosto destas experiências sociológicas. Nos primeiros 5 minutos não sabiamos bem o que dizer. Depois o tempo começou a recuar e foi como se 10 anos não tivessem passado. Começamos a falar de tudo e mais alguma coisa. As horas foram passando rápido. Sempre foi bom falar contigo. Sempre tiveste algo que te distingue do resto da multidão.

Mestre Pasteleiro

Não tenho grande jeito para a cozinha. Isto é, o que faço não sai muito mal mas faço muito pouca coisa porque sou preguiçoso. O arroz, por exemplo, ultrapassa-me. Das duas ou três vezes que tentei, saiu uma pasta daquelas que colaria ao tecto e, passados dois dias, cairia com a tinta agarrada.
No entanto, sempre gostei de ajudar a minha mãe a fazer bolos. Hoje foi um desses dias.

Pudim de Ovos

1 dúzia de gemas
375g açucar
1 cálice de vinho do porto

Tira-se um pouco do açucar para queimar e untar a forma. O restante açucar cobre-se com água e deixa-se atingir o ponto de espadano.
Deixa-se esfriar um pouco e verte-se em cima dos ovos mexidos com o vinho do porto. Mexe-se bem e deita-se na forma.
Pôr em banho maria por 25 min.


Esta receita era da minha tia I.. A minha tia fazia pudins como ninguém. Na altura das festas lá tinha ela de fazer não sei quantos pudins para todos os familiares e amigos que lhe pediam. A minha mãe não o faz mal mas não tem o toque da minha tia. Eu, muito menos.
Se gostarem de pudim, este é o rei dos pudins. Se não gostarem, experimentem este que é divinal. É das coisas mais doces que existe mas é mesmo bom.

Sempre que a minha tia fazia um pudim, fazia um outro bolo para aproveitar as claras. Este, a partir da minha infância tardia, início da adolescência ficou conhecido como o bolo do S. (o S. sou eu) porque, basicamente era eu que o comia quase todo. A disposição das sobremesas na mesa era variável mas, invariavelmente, este bolo era colocado à minha beira (ao pé de mim).

Bolo de Prata

7 claras de ovos
250g açucar
225g farinha
75g manteiga
fermento q.b.

Derrete-se a manteiga com o açucar. Juntam-se as claras batidas em castelo e a farinha (junto com o fermento), alternadamente. Vai ao forno. Antes de ficar cozido deita-se canela, açucar e nozes no topo.



P.S. Eu posso estar enganado mas acho que hoje ao início da tarde estava a passar o Sozinho em Casa na TV. Duas coisas me passaram em rápida sucessão pela cabeça. "Outra vez!!!" e "Mas não é Natal!?!?!?!?" :s

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Interrupção das actividades lectivas 2

Está quase a acabar.

IRS - feito; (até me vai doer quando vier a conta)
Concurso - feito;
ir ao café todos os dias à tarde e depois do jantar a ver se muda alguma coisa - feito;
Planificações - a ver se faço amanhã;
jogar PES na playstation com o melhor amigo até começarem a doer os dedos enquanto se conversa sobre tudo quanto é assunto e se diz tudo quanto é baboseira - feito;
Preparação de aulas - a ver se faço amanhã;
Organização de um jantar do pessoal do curso universitário - em andamento;
actualização dos conteúdos e actividades do moodle das minhas turmas - a ver se faço amanhã...

O balanço é fácil de se ver. Tudo o que tem a ver com trabalho está por fazer... e amanhã é sexta feira santa... não sei se não será pecado trabalhar. Se calhar é melhor adiar mais um ou dois dias. Não quero arriscar ir para o inferno!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jovens que pensam


A Pec deve andar a dormir e lembrou-se de me atribuir o Prémio “Manifesto Jovens Que Pensam”. Nunca tinha recebido um prémio na blogosfera por isso vou fazer disto o meu discurso de agradecimento como se fosse um óscar.

Pelos vistos tenho que:

1. Exiba a imagem do prémio; (check)
2. Poste o link do blog que o premiou; (check)
3. Indique dez blogs para fazerem parte do “Manifesto Jovens que Pensam”; (ver lista abaixo)
4. Avise os indicados; (leiam isto e considerem-se avisados)
5. Publique as regras. (check)

Agora é suposto eu conhecer 10 jovens que pensem e que não estejam na lista da Pecola... Bem, vou listar os blogs que eu costumo ler. Alguns deles, não sei se são de jovens e muito menos se pensam. Outros, têm os blogs moribundos mas já li lá bom material. Aqui vai:

Fechado Para Obras

Ana Bárbara Pedrosa (aparentemente está morto mas garanto que tinha material de muita qualidade!)

Refúgio da Montanha

Abobrinha

Alfabeta

Blogue dos Marretas


Modest Truth

Bell's Blog

Professor(a) Pardal

A Tua Amiga

Disclaimer:
À medida que fui escrevendo isto cada vez mais me foi parecendo uma daquelas chain letters de eu não gosto nada. Peço desculpa se não gostam destas coisas. Não se sintam obrigados a perpetuar esta cadeia por minha causa.

domingo, 5 de abril de 2009

Tempos livres

Ultimamente, quando não estou na escola ou ao computador a fazer algo para a escola, estou ao computador a estragar a minha, já menos que perfeita, visão. Entre ver séries que vou acompanhando todas as semanas (Heroes, Lost, Prison Break, Grey's Anatomy, Desperate Housewives, House, How I Met Your Mother são aquelas em que me tenho mantido, mais ou menos, ao corrente) vou vendo uns filmezitos.

Entre outros vou chamar a atenção para alguns de que gostei bastante:

Dan in Real Life que é um filme levezito e bem engraçado com o Steve Carell

King of California que tem a Evan Rachel Wood, uma actriz que eu adoro desde uma série que eu via nos meus tempos da univ na rtp2 (ou seria na sic mulher?) o Once and Again. Alguns de vocês podem conhecê-la do terceiro da lista em que ela faz o papel de filha do protagonista

The Wrestler que é sem dúvida um dos melhores filmes que eu vi. É uma história que tem tudo para ser real e é contada sem lentes cor de rosa. A luta daquele homem para salvar o que lhe resta. Para saber o que realmente é importante para ele. Quantos de nós não estragamos já partes da nossa vida às quais nunca poderemos retornar? É daqueles que faz realmente pensar, repensar, reflectir...

E já chega... Acho que já se começa a notar muito que tenho muita coisa para fazer e muito pouca vontade de o fazer... Tenho uma planificação a olhar para mim. Acho que vou pôr-lhe um livro por cima...

Concurso Docente 2009 e IRS

Hoje tou de volta de aplicações online.
Primeiro o concurso para o qual não tenho a mínima esperança mas já tive a ordenar os concelhos para depois concorrer à contratação. Sim, concelhos, porque concorrer por escolas ainda é utopia para mim. Ainda concorro para todo o país na esperança de me sair um horário completo para o ano inteiro em algum lado. A partir desse momento começo a preocupar-me com o aproximar-me de casa. (Ora, aqui está um conceito sobre o qual tenho que postar/divagar um destes dias - casa)
Só falta submeter. Amanhã volto a ver o que fiz hoje e submeto.


Quanto ao IRS, finalmente tenho os papéis todos e já tenho tudo preenchido. Falta submeter. Vou pôr o meu pai a verificar os meus números para garantir que não me enganei em lado nenhum.
É garantido que pela primeira vez vou pagar nesta fase. O Ano passado, estive grande parte do ano em duas escolas. Em ambas, o salário que recebia era tão baixo que quase não havia retenções na fonte. Pago agora. É a vida. Coisa mais garantida que os impostos, acho que não há. Ok! Tirando a morte...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

a sexagésima nona mensagem deste blog

Ontem à noite vinha eu para casa depois de uma ida ao café e deparo-me com dois carros parados lado a lado no meio de uma praça da minha terrinha. Os carros ocupavam ambas as faixas de rodagem no sentido em que eu seguia, do lado do passeio tinha carros estacionados e do outro lado tem a praça central com respectiva estátua e fonte... Impossível contorná-los por onde quer que eu quisesse imaginar.

Pensei que fossem dois amigos na conversa e pensei:
Já se despachavam que eu n tenho a vossa vida.

Nisto vejo o condutor de um dos carros a sair do carro e dirigir-se ao lado do condutor do outro carro e meter as mãos pela janela dentro.

Isto deve ser para os apanhados! - pensei eu!

O outro sai do carro e começam ali naquelas lutas que n se parecem nada com as dos filmes em que ninguém tem jeito nenhum para a coisa. Sai do outro lado do segundo carro a namorada/esposa do condutor e começa a agarrá-lo. Continua a bulha. Eu apito, eles param momentânemente a olhar para mim e decidem continuar.

"Queres ver que vou ter que me chatear? Eh pah! Ignorarem-me é que não!"

Saio do carro e solto um:

Vocês pensam que eu tenho a vossa vida?

Agarrei um pelo casaco e para afastá-lo do outro atirei-o ao chão. Eu juro que só o puxei um bocadinho. Também o cheiro a álcool, perdão... a vinho que senti nessa altura ajuda a justificar muita coisa. O outro vinha na nossa direcção eu empurrei-o, ele tropeçou na namorada e também caiu. Eu, ao ver os dois caídos por terra disse:

- Metam-se no carro e ponham-se no caralho que eu não tenho a vossa vida...
Já me ia a dirigir para o carro quando o velho (o do primeiro carro) já se ia dirigir para o outro. Parei, agarrei no homem pelo casaco, levei-o à porta do carro dele e:

-Meta-se no carro ponha-se a andar daqui para fora que eu n estou para aturar bêbados. Já tem idade para ter juízo.

O velho mandou-me um olhar fulminante a que eu respondi com olhar fulminante e meio e lá se meteu no carro. Os outros dois também já estavam dentro do carro. Eu dirijo-me ao meu carro, olho em volta e vejo uns quantos mirones e já mais dois carros parados atrás do meu.
Entro para o meu carro e vejo que à minha frente a discussão continuava de dentro dos carros.

"Tu queres ver..."

Dei duas buzinadelas e os tipos lá se convenceram que estava na hora de ir embora...

Juro que já estava a fervilhar. Agora acho que devia ter ficado dentro do carro a assistir ao espectáculo. Afinal, estou de férias e não tinha assim tanta pressa quanto isso... :)
Mas pronto, ao menos, aconteceu algo de diferente...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Novidades do 1º de Abril

Confirma-se o emprego 2 se bem que o horário ainda pode sofrer alterações. Boa! Fazem falta mais uns trocos.

Liguei. Tive com ela. Continua a ser tudo aquilo que me tirou o chão de debaixo dos pés. Terá sempre um local especial no meu coração. Tenho de convencer-me que pertence ao passado.

Dado que acabo de me aperceber que hoje é 1 de abril, decidi assinalar este dia com... Errr! Não me lembro de nada! Fica mesmo assim!

Interrupção das actividades lectivas

Findas as reuniões (correu tudo surpreendentemente bem), vou passar uns dias à terrinha. Amanhã de manhã, depois de ir buscar um livro que quero oferecer a alguém, de ir ao gym trtar de uns papéis, tenho que ir tratar de um assunto para depois zarpar em direcção a casa.
Ainda pensei em tirar uns dias para ir ao "meu algarve" mas, a situação financeira está menos que famosa e tenho saudades dos amigos da terra.

Por falar neles, a semana passada recebi um mail que me deixou felicíssimo. Um dos meus amigos daqueles do peito vai casar. Vem lá à terrinha para casar e vamos ter a oportunidade de nos juntarmos todos. É só em setembro mas... já sinto uma certa ansiedade mas daquela boa. Aquela que nos aquece o coração e nos faz querer que o tempo passe mais rápido.
Parabéns M. e S.

Agora nas "férias" tenho que tratar do concurso, tratar dumas coisas que ficaram por fazer até agora. Tenho mesmo que actualizar as minhas disciplinas no moodle, e preparar as coisas para o 3º período. Tenho também que fazer as planificações de coisas que já dei porque lá na escola me disseram agora que afinal ainda não existem. Sempre me tinham dito que elas existiam mas ninguém mas dava. Agora vieram pedir-me para planificar um capítulo dos que já dei para pôr no dossier... Nem vale a pena pensar nisso... Tenho que tratar do IRS! Os papéis que vou buscar ao gym têm a ver com isso mas passo a vida a esquecer-me!
O assunto que tenho de ir tratar antes de fazer a viagem prende-se com a possibilidade de ter uma turma nova... Isto de ter o horário incompleto faz com que andemos sempre atrás das ofertas de escola... Venha de lá essa turma que dá muito jeito... Espero amanhã já poder falar num emprego 2 pois só falta a confirmação. Se ficar com a dita, agora nas "férias", vou, pelo menos, ter de ler as coisas que a última vez que dei aquele nível foi há 4 anos no ano de estágio.

Quem? Eu?! É provável...

Hoje a E. acusou-me de querer ficar sempre por cima e de ter a mania de ter sempre razão.
Peço desculpa por não ter tomado a coisa como um insulto, muito menos como uma crítica. Considero isso uma característica boa da minha personalidade.
Logo a seguir acusou-me de ser teimoso.
Errr. Pois sou! Especialmente quando estou convencido que tenho razão. O que não é raro. Isso aliado uma situação em que eu queira convencer alguém de alguma coisa dá num gajo impossível de aturar!

Confesso que gostaria de voltar a falar na E. mais vezes nos próximos tempos... Há qualquer coisa ali que me interessa... Tenho que descobrir o que é... Se for algo digno de registo, eu comunico.

recordações...

Por me teres feito acreditar no impossível, estou-te agradecido.
Por teres quebrado a ilusão, eu perdoo-te.
Há muito tempo não tinha notícias tuas. No outro dia chegou uma mensagem. Um turbilhão de emoções de imediato me assolou.
Não voltei a escrever no blog sobre ti deliberadamente. Não te respondi à mensagem propositadamente. Quero enterrar-te nos confins da minha memória. Esquecer tudo menos o bom. No fundo, apenas, esquecer que não te tenho. Alguma vez foste minha? Na altura eu acreditava que sim. Hoje duvido seriamente disso. Voltou aquela insegurança que eu não sentia quando estavas por perto. Tu eras a resposta. Tu eras a inspiração. Tu eras o modelo. Tu eras... tu eras... Tu eras tudo! Tu eras!
Não percebo porque hoje estiveste tão presente na meu dia. Peguei no telemóvel três vezes. Três vezes procurei o teu nome na lista. Três vezes o encontrei facilmente. Três vezes o telemóvel voltou ao bolso depois de carregar na tecla vermelha.
Amanhã ligo-te. Já decidi. Não sei o que vou dizer. Talvez tente marcar um encontro contigo. Tu não deves poder quando me der jeito. Talvez seja melhor assim. Talvez volte a pegar no telemóvel e acabe por carregar na tecla vermelha ao ver o teu nome no ecran. Talvez... Talvez... Talvez...
A memória de ti não me deixa seguir em frente. Ou apenas te esteja a usar como desculpa para os meus falhanços. Foste a minha história mais bem sucedida. E se a nossa história é um sucesso... É uma comédia romântica com contornos de tragédia. Sem o happy ending, claro. Talvez a nossa história não tenha chegado ao fim... ou melhor, talvez tu sejas apenas aquela primeira parte que nos desvia a atenção da mulher que realmente é certa para o protagonista...
Sei que tenho tentado. A B., a S., a R. pareceram-me paixões... Não pegou. Mas eu juro que tentei. Eu juro que não deixei que te intrometesses. Já foi há tanto tempo que estivemos juntos. Pensando bem, há quase um ano que não nos vemos. Falar, devem ir quase 6 meses. Costumavamos passar tanto tempo juntos. Falavamos sobre tudo...
Amanhã vou ligar-te! ou não...