segunda-feira, 13 de julho de 2009

Everybody's got a cross to bear...

Recebido por e-mail recentemente, decidi partilhar com quem me lê:

"em especial para os professores ;)


Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado
sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se
aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

Em verdade vos digo,
-Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
-Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?

André disse:
- Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se:
- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou:
- Cala-te queixinhas!

Filipe lamentou-se:
- Esqueci-me do papiro-diário.

Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?

Judas Iscariotes exclamou:
(Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de
outro Mestre)
- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou:
- Podemos ao menos usar o ábaco ?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma
multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele,
dizendo:
Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica
mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o
acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da
transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos
conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a
assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções
transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e
cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que
respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico
constituídos pelos núcleos generativos disciplinares,
transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e
reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus
discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino
de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás
notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas
alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de
nomeação definitiva!

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos..."

11 comentários:

Rute disse...

:D
Brilhante!

Pochinha disse...

hahaha! está de partir a rir!

"Tiago, o Menor gritou:
- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!"

lol, mesmo. xD

Abobrinha disse...

Só entendi uns parágrafos. Depois deixaste de escrever português e deixei de conseguir seguir o texto. Aquilo era chinês ou eduquês?

Icon disse...

Rute: tb achei!

Pochinha: eheh! tb fazes essas coisas? :p

Abobrinha: Confesso que há lá muita coisa que nem eu entendo... deve ser palavreado de "perdigogo"

© disse...

daç!

Coiso disse...

Já estou ali como a Abobrinha...
A dada altura deixei de perceber...

Mas está muito bom!

Abraço!

Sofizita disse...

Revejo-me tanto nisto que até tenho medo de já ter 33 anos. :)

Icon disse...

c com bolinha: que educadinha que tu és! até escreves palavras que n existem...

Coiso: não sei se certas partes são para se perceber.. mas ilustra o ponto!
os profs também não percebem a maior parte... apenas querem dar aulas e ensinar os miúdos...

Sofizita: tlinta e tlês!!! uiiii!! n metas a reforma antecipada! ;)

bellsblog disse...

Conclusão: se tudo fosse sujeito a avaliação, mais de metade não se fazia porque estava tudo ocupado a preencher papéis!

© disse...

percebeste?

é o que interessa ;)

Icon disse...

bell: viva a burocracia que nós tanto gostamos!

c com bolinha: sim, acho que deu para perceber! :)