sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Greve

...apesar de parecer, não é ao blog.

Na segunda feira os profs estão em greve.
Eu estou na luta. Faço greve, faço tudo o que nao tenha implicações no meu consurso. Não podemos continuar a deixar-mo-nos levar pelos políticos.
Foi com grande mágoa que há uns anos assisti à passividade com que foi aceite o ECD. Ao contrário de mim, ng se insurgiu. Muito poucas vozes se fizeram ouvir. Eu ainda estava de fora. Apenas reclamava em conversas de café.
Assim, quase que digo, abençoada avaliação! Teve o condão de pôr a classe a mover-se. Protestar, manifestar, marchar, contestar... tudo por uma carreira melhor, um estatuto, um ensino melhor, uma escola pública melhor.
Agora, está na altura de contar espingardas. Não podemos desperdiçar o que fizemos até agora. Uma adesão em massa dá força à nossa luta. Uma fraca adesão, mina completamente o que tem sido feito nesta matéria. O governo vai fragilizar ainda mais a nossa posição junto à opinião pública.
Temos que nos unir. Não podemos deixar que a desinformação e a contra-informação vinda do ministério e mesmo dos sindicatos nos cause qualquer tipo de temor. Não à entrega de objectivos e tudo o que advenha deste modelo.
Que assim de tão grave nos poderá acontecer? Processo disciplinar? Perda de tempo de serviço? Desconto de um dia de trabalho devido à greve?
Façam uma pergunta a vocês próprios... Eu estou no Ensino para ficar? Se a resposta for sim, então pensem quantos anos cá vão estar... E pensam se as consequências deste modelo não são bem piores do que qualquer coisa que nos possa acontecer este ano.
O tempo é de "guerra" e, nestas alturas, tem que se fazer escolhas difíceis. Não duvido que o dinheiro faz falta. Que o medo de haver consequências para concurso, progressão na carreira também é grande. No entanto, se pensarem nos milhares que vão perder durante a carreira por estarem presos na categoria de professor por não haver vagas para professor titular, vão ver que não será um sacrifício assim tão grande, nem uma escolha assim tão difícil.

Sem comentários: