terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As "Férias"

Sábado:

Acção de formação
Cheguei um pouquinho atrasado porque adormeci. Andei a semana toda a dormir pouco.
Isto provocou um ligeiro cataclismo pessoal. Chego à zona da escola e vejo uma placa de trânsito que dizia "abrande - escola" e estacionei o carro. Vejo as típicas grades de escola e dirijo-me ao local. Andei de volta da escola à procura do portão principal que estivesse identificado.
Não encontrei qualquer identificação. Encontrei, sim, uma mulherzinha a quem perguntei se aquela era a escola que eu queria. Disse-me, após conferenciar com o marido através da janela, que não. Que era um pouco mais abaixo na rua mas que estava em obras e estava escondida por prédios.
Lá fui eu! Chego a essa e andei de novo em volta da escola à procura do portão por onde deveria entrar. Tudo fechado.
Bati ao portão que me parecia ser o principal. Nada!
Tentei ligar para os números por onde tratei da inscrição. Nada!
Bati ao portão de forma mais veemente. Nada!
Fui para outro portão bater. Nada!
Pedi a uma senhora para me emprestar a lista telefónica para telefonar para aquela escola. Tentei ligar e... Nada!
Considerei saltar o portão mas, com o portátil a tiracolo e numa escola que não conhecia e que ainda corria riscos de ser a errada... Nada!
Atirei pedrinhas para as janelas de onde ouvia vozes. Nada!
E eis que fazem um intervalo para o café... Uma hora e meia depois lá consegui entrar.
Claro que a primeira pessoa que eu vi, ouviu umas manifestações do meu desagrado. Tive que pedir-lhe desculpa depois porque era um colega que estava ali como eu.
Como eu odeio esperar.
Quanto á coisa propriamente dita, tal como esperava, foi simples. Completei as tarefas sem dificuldades. Com rapidez, pois ainda deu para ajudar alguns colegas e sair mais cedo.
Ao menos saí de lá com a sensação que aprendi alguma coisa. Balanço positivo.

Carnaval 1
Após a acção de formação dirigi-me à terra de um dos carnavais mais conhecidos da nossa praça.
Tenho lá um colega de curso colocado e decidimos juntar-nos para as comemorações típicas daquela terra.
Digamos que foi bastante produtivo. Parecia mesmo um anjo que havia caído da sua nuvem e caído em desgraça.

Domingo

Passeio e viagem para a terrinha.

Segunda

Carnaval 2
Na terrinha com os amigos de cá. Fomos jantar e para a terrinha contígua onde estagiei. Ontem, como é óbvio, encontrei alguns dos meus alunos dessa altura. Foi giro vê-los mais crescidos. Foram os meus primeiros alunos. Dificilmente os esquecerei.

Terça

Carnaval3
Recuperar os padrões de sono. Por completar.
Corrigir as fichas dos meus alunos. Por começar.
Formular objectivos individuais. Sempre que penso neles todo o meu ser se retorce e revolta. Não vai ser fácil.

P.S. Um dia destes terei tempo para mexer no layout do blog...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Em trabalhos...

Devido às tabelas que inseri no último post, verifiquei que este podia ser sujeito a trabalhos.
Mexer em cores e essas coisas não me apetece nada...
Mas tentar pôr isto com uma visualização mais fácil é conveniente.
Os próximos tempos serão passados em experiências.
Penso que assim está largo demais...
Que acham?
Ali no título tb estou com um problema
aquilo devia estar centrado... bah!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Reunião de departamento

Estava eu, minding my own business, sentado à espera do início da reunião de departamento quando ouço algo que parecia dirigir-se a mim:

- Eh pah!

Olho na direcção da voz e...

- És de que grupo?

- Matemática! - respondo eu a pensar - Já vem me$%&!

- Vai-te embora enquando és novo! Vai para uma companhia de seguros ou para um banco.

Depois de duas horas de discussão do sexo dos anjos, lá acabou a dita.
Uma coisa é certa. Tenho mesmo de começar a levar o "Bingo das Reuniões" para o tempo que ali passo me parecer um menor desperdício!

Do e-mail, Como Passar a Gostar de Reuniões, recebido há tempos da colega V.:

Colega:
Costumas dormir durante as reuniões?
Sentes um tédio imenso com toda a panóplia de reuniões a que te obrigam e que não servem para nada?
Chegou o método eficaz para combater esses problemas!
O BINGO DAS REUNIÕES!

Imprime o quadro abaixo antes de começar a reunião, seminário, conferência, etc.
Sempre que ouvires a palavra ou expressão contida numa das casas, marca a mesma com um (X).
Quando completares uma linha, coluna ou diagonal, basta gritar ' BINGO'!!!


Planificação
Alunos
Objectivos
Estudo
Disciplina
Reunião
Pais
Substituição
Educação
Estratégia
Apoio
Ministério
Educandos
Competências
Recuperação
Optimização
Avaliação
Curricular
Titulares
Recursos
Resultados
Paradigma
Projecto
Implementação
Integração


Testemunho de jogadores satisfeitos:
a.- 'A reunião só tinha começado há 5 minutos quando ganhei!';
b
.- 'A minha capacidade para ouvir melhorou imenso desde que comecei a jogar Bingo das Reuniões';
c.-
'A atmosfera da última reunião foi muito tensa porque 8 professores estavam à espera de preencher a 5ª casa';
d.-
'O director de turma ficou estupefacto ao ouvir oito pessoas gritar 'BINGO', pela 3ª vez numa hora';
e.-
'Agora, vou a todas as reuniões da minha escola, mesmo que não me convoquem'.

E NÃO É SÓ ISSO...
AINDA LEVAS INTEIRAMENTE GRÁTIS O GUIA 'COMO IMPRESSIONAR NAS REUNIÕES QUE REQUEREM PARTICIPAÇÃO ACTIVA, QUANDO NINGUÉM VAI PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE DISSERES '

A tabela abaixo permite a composição de 10.827 frases: basta combinar, em sequência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta.
O resultado sempre será uma frase correcta, mas sem nenhum conteúdo
.

Experimenta na próxima reunião. Ainda te vão propor para titular com direito a uma medalha da Ministra da Educação.


Coluna 1


Coluna 2


Coluna 3


Coluna 4


Caros colegas,

a execução deste projecto

obriga-nos à análise

das nossas opções de desenvolvimento futuro.

Por outro lado,

a complexidade dos estudos efetuados

cumpre um papel essencial na formulação

das nossas metas educativas e administrativas.

Não podemos esquecer que
a actual estrutura da escola
auxilia a preparação e a estruturação
das atitudes e das decisões da direcção.

Do mesmo modo,
o novo modelo estrutural aqui preconizado
contribui para a correcta determinação
das novas proposições.

A prática mostra que
o desenvolvimento de formas distintas de actuação
assume importantes posições na definição
das opções básicas para o sucesso educativo.

Nunca é demais insistir que
a constante divulgação das informações
facilita a definição
do nosso sistema de formação de professores.

A experiência mostra que

a consolidação das estruturas
prejudica a percepção da importância
das condições apropriadas para uma pedagogia de sucesso.

É fundamental ressaltar que

a análise dos diversos resultados
oferece uma boa oportunidade de verificação

dos índices pretendidos.

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como
o início do programa de formação de atitudes

acarreta um processo de reformulação

das formas de ação.

Assim mesmo,
a expansão de nossa actividade
exige precisão e definição
dos conceitos de participação geral

Almoço emocionante e produtivo!

Hoje como tinha uma hora de almoço alargada, decidi ir comer a um shopping aqui da terra que fica não muito longe da minha escola.
Meti os pés ao caminho e lá fui alegremente sem saber o que me esperava.
Comecei por ver um segurança a rolar no seu segway dentro do shopping.
Enquanto esperava para comprar o meu almoço vi uma das miúdas mais lindas e jeitosas de sempre! Fiquei a olhar de boca aberta e acho não consegui evitar que um pigo de baba caísse ao chão.
Ao sentar-me para comer a minha comida vi um dos meus grandes heróis! O Duarte do Duarte e companhia.
Estava eu a saborear uma batata frita quando vejo um amigo que não via há cerca de 2 anos. Tivemos na palheta por uns instantes e ficamos de combinar qualquer para os próximos tempos.
Já estava eu a achar que os almoços de quarta feira se iriam repetir no mesmo local nos próximos tempos quando ao vir embora vejo uma segunda miúda que se não estava ao nível da primeira, estava acima! Lá deixei um rasto de baba nas escadas rolantes...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Peer Pressure!

Na primeira semana no novo sítio já ouvi falar nos rankings mais de 5 vezes.
Falaram-me também insististemente no historial da escola. E de que os pais são muito exigentes. E que os alunos são muito "puxados". E que é preciso ter muito cuidado com eles porque são muito reivindicativos. E que os pais também são muito reivindicativos por isso também é preciso ter cuidado com eles.
Parece-me que já estou a ver com que preciso de ter cuidado...
:s :|

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

E, durante os próximos meses...

Fui hoje apresentar-me na nova escola. Acabaram as férias forçadas que já me estavam a saber tão bem. Tenho duas turmas de 10º e umas tretas.
O meu horário ainda não está completamente definido mas não está mau...
Vamos ver se a aula que falta não vai estragar tudo.
Tenho que ler a planificação.
Nunca dei este nível.
É perto da última. Dista uns 30 kms. Continuo na mesma zona. Vamos ver...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Frases que ficam na memória...

(Post com bolinha vermelha no canto superior direito)

São duas frases que eu disse nos últimos tempos e que acho que vão ficar para sempre na minha memória. Para as perceberem eu vou fazer a contextualização de cada uma delas.

Estávamos eu e mais uns amigos num qualquer boteco da minha cidade natal quando um dos elementos do grupo decide ir à sua vida. Depois ao movermos os casacos de um lado para outro devido a um gay que foi fazer o que não devia fazer àquela hora, apercebemo-nos que havia um cachecol a mais. Toda a gente a tentar descobrir de quem seria e viro-me eu para o brasileiro que estava com o cachecol junto ao nariz:
- Cheira-te a Xana?

No dia da minha última participação nas reuniões do gcc uma das brincadeiras foi trocar uma letra da palavra fada. À medida que iamos construindo a história era a "foda" para aqui a "foda" para ali, e a "foda" faz isto e a "foda" faz aquilo...
Quando chegamos à altura da distribuição das personagens, eu viro-me com o ar mais inocente do mundo e digo:
- A C. é que dava uma boa fada.
Incapacidade geral de fazer o que quer que fosse durante dois minutos excepto agarrar-se à barriga e rir.
Ai! Que o meu inconsciente prega-me cada partida! Ou terá sido consciente??? ihihihihi

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O GCC

O meu último acto como membro activo do GCC foi participar no jantar de preparação da actuação do carnaval.
Jantar com comida e bebida a mais como em todos os que se combinam de forma a cada um levar uma coisinha.
Após a comezaina, passamos à preparação da mega-produção carnavalesca.
Distribuição das personagens e a linha geral do texto foi o início.
Eu serei o Lobo-Mau, se puder participar.
Cabe-me agora alinhavar o diálogo da minha cena.
Já está pensado. Mas, com certeza, ainda será melhorado pela nossa dramaturga!


LM: Ouve lá! És tu o capuchinho vermelho?
BN: Capuchinho vermelho? Que horror!!!!! Que coisa mais pindérica! Branco das Neves, o mais belo do reino! E quem é você?
LM: Mau. Lobo Mau.
BN: Lobo Mau!!! Aaaahuuuuu! Até uivo! Não me queres mostrar as garras e arranhar-me as costas?
LM: Eh pah! Isso agora é que não dá jeito nenhum. É que já comi a avozinha e o contrato diz explicitamente que tenho de comer também o capuchinho vermelho.
BN: Era justamente nisso que pensava. Em comeres qualquer coisinha. Mas um capuchinho vermelho. Acho que podias arranjar melhor que isso...
LM: Olha-me este. Tenho mesmo que me queixar ao sindicato dos Lobos. Sempre que me contratam para estas fábulas corre sempre mal. Sou cozinhado, sou baleado e agora sou assediado por este bichona.
BN: Ai querido, que você tem uns olhos tão giros, tão grandes...
LM: Mas isso é porque... Ah! Parece que vejo ali o capuchinho... Tenho de ir!!! Adeus!!!
BN: Oh! Pensei que já o tinha caçado!


Agora vamos ver o que nos reserva o futuro!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Razões da derrota

Há alturas em que me vejo obrigado a encontrar as razões dos resultados menos positivos na desconcentracção.
Quando se joga matrecos é suposto prestar toda a atenção à bola. Claro que quando do outro lado do campo está algo para o qual passamos mais tempo a olhar que para a bola, ficamos sem saber onde ela anda.
O resultado não pode ser bom!
Ou será toda a gente ganhou e toda a gente ficou feliz... Não sei bem. Tenho que voltar a jogar nos mesmos moldes para ver como me sinto. =D